Linhas de Pesquisa

 

Televisão Digital Interativa

A televisão digital interativa diferentemente da tradicional televisão analógica, herda o conceito de comunicação bidirecional, criando a possibilidade de uma interação do usuário com a informação que está sendo exibida, permitindo-o ter melhor escolha e controle da experiência de assistir televisão. Por isso, a televisão digital interativa é considerada uma revolução, não apenas uma revolução tecnológica, mas também uma revolução social, à medida que o usuário pode disseminar sua opinião e modificar as informações transmitidas.

Essa linha de pesquisa Contempla os seguintes temas de interesse, não exclusivos: Armazenamento de mídia digital, Compressão de imagem e vídeo, Ferramentas de criação de conteúdo interativo, Tecnologias de interatividade, Middleware para TV Digital, Narrativa interativa, Multimídia, Games on-line, Vídeo Digital, Interface Humano-Computador, Novos conceitos de interatividade.

 

Tecnologias Educacionais

Tecnologias educacionais são os recursos criados para as finalidades de ensino e aprendizagem que, adaptados às necessidades do espaço de formação, do compartilhamento e do ensejo à ciência e ao conhecimento, com finalidades de ensino, preparação e adequação à vida em todas as suas esferas, permitem aos educadores tornar ainda melhor, mais fácil, rápida e efetiva a educação. Configuram-se em formatos diferenciados, que abrangem desde lápis, cadernos e livros até as tecnologias de informação e comunicação, como computadores, internet, tablets, games educacionais, e-books, vídeos, celulares, etc. Nessa linha de pesquisa consiste no estudo de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o Moodle, Aprendizagem Colaborativa baseada na Web, Aprendizagem com Suporte de Computador.

 

Redes de Computadores

As redes de computadores são sistemas de comunicação que foram introduzidos para interligar os equipamentos de processamentos de dados (estações de trabalhos), antes operando isoladamente com o objetivo de permitir o compartilhamento de recursos, ou seja, uma rede. Uma rede é um grupo de pelo menos dois computadores que são ligados entre si de forma que possam se comunicar uns com os outros, compartilhando recursos e informações com maior velocidade e praticidade. Objetivo é estudar as soluções de gerenciamento de redes em geral, visando melhorar a segurança e qualidade da rede.

 

Sistemas Paralelos e Distribuídos

Sistemas Paralelos e Distribuídos (SPD) são conjuntos de componentes interligados em rede que cooperam para realizar um conjunto de tarefas. As tarefas podem ser executadas de forma paralela e concorrente, com níveis variados de interação entre as mesmas ao longo do processo. Há várias vantagens em se construir sistemas distribuídos, dentre elas o desacoplamento de funcionalidades e a implementação de sistemas com maior capacidade de processamento do que o que seria possível em uma única máquina. Por outro lado, as interações entre vários componentes executando de forma simultânea e concorrente tornam o sistema mais complexo em termos de sua implementação e operação. Essa linha de pesquisa visa um estudo sobre Clusters, Grids Computacional, entre outros.

About Us

We are one of the leading Premium Joomla and WordPress template provider serving more than 40 thousands happy clients worldwide with having more 45 joomla templates.

Connet With Us